harry potter

harry potter and the deathly hallows

harry potter

todos os temas

Pesquisar este blog

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Histórico da série

A série de livros foi originalmente publicada pela editora britânica Bloomsbury e pela editora norte-americana Scholastic. Rapidamente tornou-se um sucesso fenomenal entre crianças e adultos. Cada livro conta um ano da vida e preocupações dos personagens, mantendo uma longa tradição de séries para crianças sobre a vida nas escolas. Talvez, diferentemente de algumas das tradicionais coletâneas desse formato, cada livro amadureceu e a complexidade foi sendo aumentada cada vez mais em relação ao livro anterior, desenvolvendo-se juntamente com a idade dos principais personagens. Apesar de ser divulgado que a autora traçou detalhadamente toda a série antes que o primeiro livro fosse publicado e que esse traçado não foi mudado, ela também disse que realizou várias revisões enquanto a história progredia. Isso pode ter, em parte, gerado o extraordinário sucesso do livro e uma necessidade de direcionar seu conteúdo para o mercado adulto. Os livros começaram com volumes relativamente finos, de 250 páginas, mas aumentaram chegando a 702 páginas (Harry Potter e a Ordem da Fênix), enquanto a série prosseguia.

Não há universidade para bruxos depois de Hogwarts e, segundo a própria autora, nenhum livro além do sétimo narrando a trajetória de Harry. Quando questionada se escreveria outros livros sobre o tema, com a possibilidade de narrar a história de outros personagens ou similares aos Quadribol Através dos Séculos e Animais Fantásticos e Onde Habitam, Rowling disse que já pensou no assunto e que eles seriam igualmente escritos para a caridade.

Os enredos dos livros, ricos em magia e fantasia, são abordados em um estilo de romance policial. Cada volume contém um enigma completo que corresponde a uma tarefa que os heróis têm de resolver. Nos bastidores da ação, porém, existe sempre informação sobre o mundo da feitiçaria em geral, cuja importância só percebemos em volumes posteriores. Por esta razão, um número considerável de admiradores da série dedica-se a tentar descobrir como é que os numerosos pedaços de informação e aparentes "becos sem saída" contidos nos livros se conjugam para o grande final. A autora já fez saber que, mais do que em qualquer outro livro da série, o volume final é uma continuação da história inacabada do sexto volume.

Nenhum comentário:

Postar um comentário